Pular corda




Brincadeira de criança ou não, o treino com corda já é mito utilizado nas academias, principalmente em academias de boxe.

Com certeza você já deve ter ouvido falar nos benefícios de pular corda. Bom, em média ela pode queimar 300 kcal em 15 minutos, por ser um exercício aeróbio muito eficiente e que traz resultados rápidos.

Vantagens: é barato, de fácil acesso, coloca em ação grandes e importantes grupos musculares, trabalha a coordenação, a resistência aeróbica e anaeróbica, a força de resistência de membros inferiores, exercita o cérebro e muitas outras.

Veja os benefícios:

- É uma atividade de trabalho corporal total , fortalecendo grandes grupos musculares superiores e inferiores, embora priorize músculos da perna e glúteos;
- Geralmente, queima mais calorias e melhora a capacidade aeróbia que exercícios aeróbios convencionais como a corrida ou caminhada, por exemplo, protegendo contra doenças cardíacas;
- É eficaz tanto para o sistema aeróbio quanto anaeróbio, dependendo do nível do praticante e de como é utilizada;
- É um dos melhores exercícios para melhorar o condicionamento geral do corpo, agilidade, força vertical, equilíbrio e coordenação geral.
- Ótimo exercício de base para atividades que utilizam muito os pés, como: tênis, esqui, basquete, futebol, etc..
- Eficaz no tratamento da Celulite;
- Exercício fantástico no combate a osteosporose;
- Gasto Calórico: 500-800 kcal por hora
- Grupos musculares trabalhados:Pernas – panturrilhas e coxas, Abdômen, Peitoral, Ombro, Costa e Braços.
- Melhora o condicionamento geral do corpo, a agilidade, a força vertical, o equilíbrio e a coordenação geral.

Acessórios:

- As melhores cordas são as feitas de plástico e vinil. Aquelas feitas de nylon, couro ou sisal são contra-indicadas por serem muito leves, podendo causar acidentes.
- Escolha um tênis apropriado que absorva o impacto da atividade.

Antes de começar, porém, é bom saber que pessoas que apresentam lesões no joelho ou em qualquer articulação dos membros inferiores devem evitar esta atividade, já que ela é de grande impacto. Se você estiver muito acima do peso também deve evitar, para não sobrecarregar seus joelhos e pés.

Lembre-se de fazer um exame médico e de alongar antes e depois da atividade. Se você está sedentário, deve ainda começar de forma leve, respeitando o seu corpo e os seus limites.

Não esqueça, também, de manter a hidratação corporal, bebendo água ou bebidas isotônicas durante a prática. Também tem que estar aliada a outros hábitos para que surta os efeitos esperados, uma alimentação equilibrada e uma boa noite de sono são apenas alguns exemplos que devem estar juntos ao exercício físico.

Por último, lembre-se de respeitar períodos de recuperação após a atividade, pois é no repouso que melhoramos o condicionamento físico. O ideal é intercalar um dia de atividade com um dia de repouso.

Amanhã um treino super fácil para você praticar em casa.

29 Responses to Pular corda

  1. Carlos Lopes says:

    Passei pra deixar um Abraço

  2. Anne costa says:

    E além de todos estes benefícios é algo que dá pra fazer brincando com as crianças,assim a gente emagrece e ainda faz uma criança feliz né?rsrs

    Beijos e uma ótima semana!!!

  3. Homemcorpus says:

    lembrou minha infancia, pulei muita corda…saudades.

  4. Carlinha says:

    Adorei essa matéria e queima caloria pacas hein!

  5. bala says:

    tenho 53 anos comecei com 3 pulos a um mes atras agora ja estou pulando 70 valeu

  6. Glausongs says:

    Bala muito bem pelo sucesso.. isso sim é empenho… agora vemos garotada de 18 a 20 anos chorando para ir comprar pao por que cansa…

  7. deb says:

    comecei a pular ha 3 semanas,500 pulos por dia na sequencia. E tbm com a alimentacao balanceada,perdi 3kg. To bem satisfeita.

  8. Bells says:

    Obrigada pela matéria,adorei,tenho 48 anos e boa agilidade,sou magra .mas tenho gordura localizada no abdômen,não sou sedentária,trabalho como auxiliar de serviço escolar,comecei pular corda a uma semana,estou apostando nisso.

  9. Bells says:

    Obrigada pela matéria,adorei,tenho 48 anos e boa agilidade,sou magra .mas tenho gordura localizada no abdômen,não sou sedentária,trabalho como auxiliar de serviço escolar,comecei pular corda a uma semana,estou apostando nisso.

  10. Bells says:

    Obrigada pela matéria,adorei,tenho 48 anos e boa agilidade,sou magra .mas tenho gordura localizada no abdômen,não sou sedentária,trabalho como auxiliar de serviço escolar,comecei pular corda a uma semana,estou apostando nisso.

  11. Cecília says:

    comecei hoje a fazer este exercício, não aguento mais olhar pra minha barriga, e ver ela crescendo, rsrsr. E olha que não sou comilona, kkkkkkk, e nem sedentária, porque trabalho muito andando, subindo e descendo terrenos íngremes, pois sou assistente social e preciso ir a cada lugar que só Deus sabe. Tô apostando também nesse exercício, porque detesto academia. E assim posso brincar com minha filha, ai ai, tomara que dê certo. Depois volto pra contar.

  12. Oi Cecilia, volta sim e nos conta tudo. bjos

    Vânia

  13. luana says:

    muito bom estou pulando a uma semana 150 pulos por dia junto com alimentação balanceada perdi 2 kg em uma semana estou muito satisfeita.

  14. vou começar a fazer esse exercicio,tambm vou apostar nele porq estou precisando perder uns 5 qls….vou conseguir !!!

  15. Koisas de flor de Milla tenta que você irá conseguir.

    bjos

  16. Gi says:

    Boa noite!

    Já havia visto uma matéria sobre os benefícios de pular corda e sua matéria só acrescentou mais informações. Já comprei pela internet minha corda, com contador digital e só estou aguardando o recebimento. Já faço musculação duas vezes por semana.
    Bjs

  17. cico says:

    vou pular agora.

  18. muito boa materia, eu tenho pulado corda, e realmente faz super bem pro corpo, eu estava bem sedentaria, e ate com dores nos joelho. Ai comecei com caminhadas leves, mas logo tava me enjoando, ai coloquei junto com as caminhadas descer e subir escadas pra fortalecer o joelho, porque de acordo com o medico ele tava fraco, dias depois li sobre pular corda e comecei, faz mais ou menos um mes q to neste ritmo, e tenho ja visto as diferenças. como nao consigo fazer sequencial nao tenho perdido peso, porem meu joelho melhorou 80%, e hoje comecei a fazer os primeiros trote na caminhada sem sofrimento, minhas respiração melhorou, faço 20min, mais 10 de trote, 10 de subir e descer escada e finalizo com 10 min de corda.

  19. Mariane, muito bem, que bom que está gostando de pular corda! Sua vida vai mudar e muiiito!

    bjos
    Vânia

  20. debora says:

    Vou começar hoje preciso perder uns quilos rsrsrs

  21. Alcione says:

    comecei hoje a pular corda, espero que de resultados… em breve vou pra dizer se esta sendo satisfatório ou não.

  22. Célia says:

    Oi Gente, ninguém melhor que eu sei dos beneficios de pular corda, a mais de um ano pulo corda, comecei com 110 pulos por dia, hoje estou pulando 1.500 pulo por dia de segunda a sexta, meu corpo esta totalmente diferente, cuido para não emagrecer muito pois não quero, estou como queria ficar, perna bastante grossa torneada, meu corpo esta todo sarado por igual, estou toda durinha, tomo multi vitamina, fibras alimentares e shekes da herbalaife também, para os musculocuro ter uma dieta para beneficio de minha massa muscular, pessoal não é só pular tem que ter outros recursos também, alimentação principalmente e beber bastante água e descansar. MAs fica a dica é ótimo exercicio, força de vontade.

  23. keyla says:

    começei ontem a pular espero que de resultados….

  24. Erica says:

    Adorei, vou começar a fazer, preciso ugente, obrigado, tenha um bom dia.

  25. Ana says:

    Olá comprei a corda para começar a me movimentar porque estou sedentária ¬¬ e agora vi no seu post …comprei a corda errada de nylon, :( e percebi q é leve mesmo ñ tá dando certo!! Vou procurar a correta. Obrigada pelas dicas :)

  26. elisacosta says:

    Tenho 52 anos, sou diabética e hipertensa, comecei a pular corda a 2 semanas, no inicio foi meio pesado, mas com o passar dos dias estou me sentindo mto mais condicionada, fazia caminhadas,que troquei pela corda e uma alimentação mais saudável. No inicio pulava meio que de brincadeira, pq meu filho que ja emagreceu mais de 40kg com dietas e exercicios fisicos me motivou, hj estou pulando em dias alternados e ontem mesmo pulei 1.300, hj ja pulo sem me cansar tanto pulo 50 respiro e pulo mais 50, depois descanso e volto no meu tempo com respiração bem normal sem me sentir ofegante. pretendo levar a serio essa atividade pra melhor qualidade de vida. obrigada pelas dicas!!

  27. Hannah says:

    comecei vai fazer quase duas semanas.
    Minha respiração melhorou,não me sinto mais cansada quando ando na rua,ou subo e desço ladeiras.
    Tenho mais agilidade,tenho disposição pra fazer as atividades em geral
    É logico que com isso vem a sensação de bem estar,junto com cansaço,mas é um sinal de dever cumprido.
    Como tenho lesão no ombro,faço aquecimento e pulo corda,fazendo ate 3 sessões de 20
    Tem sido otimo pra recuperar movimentos no musculo do braço e pras pernas.Aumentando a resistencia em tudo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>