Exercícios a noite faz mal?




Muitas pessoas me procuram para perguntar se malhar a noite é ruim, fica com insônia, etc.
Malhar a noite faz mal?
E muitas pessoas preferem ir a academia nesses horários, depois das 22h porque as academias estão mais vazias ou por terem apenas esse horário para malhar.
Mas antes de treinar à noite, é preciso avaliar se isso não vai atrapalhar o sono e a alimentação e sua vida social também.
Essa dúvida é bastante comum, principalmente nas grandes metrópoles, onde o tempo para as pessoas se dedicarem aos cuidados com a saúde é bastante escasso. Assim, quando se fala em busca do bem-estar, cada vez mais a atividade física fica em último plano. Já aqueles que conseguem enxergar os benefícios dos exercícios muitas vezes precisam encarar a sessão de treino em horários alternativos, como após às 22h.

Faz mal? Não. Porém, o aluno que escolhe esse momento para se exercitar precisa passar por uma avaliação de todos os seus hábitos de vida, especialmente aqueles relacionados a uma famosa tríade: sono, alimentação e sessões de treinamento (e os elementos não estão nessa ordem à toa).

Pensando em quem deseja treinar tarde da noite, primeiramente é preciso analisar o descanso. Afinal, ao iniciar um treino depois das 22h, entende-se que esse só terminará por volta das 23h.

Após esse período ainda é preciso esperar de duas a três horas para ocorrer uma redução nos níveis de adrenalina e noradrenalina, hormônios liberados durante o treino e que deixam os indivíduos em estado de alerta. Ou seja: só depois disso tudo é possível para relaxar e “pegar no sono”. Aí vem o dilema: a que horas esse aluno vai acordar?

Há estudos comprovando que as pessoas devem dormir, em média, oito horas por dia. É claro que há aqueles que se sentem bem com cinco horas de sono, enquanto outros precisam de nove horas. Independente disso, se o aluno não consegue descansar o suficiente, deve procurar uma forma de repor esse tempo. Pode tentar dar um cochilo após o almoço (conhecido como sesta), dormir até mais tarde ou até mesmo em outros horários. Isso porque se o sono não estiver em dia, certamente a tríade ficará desestabilizada. Dessa forma, mesmo que se tenha uma dieta equilibrada e uma excelente sessão de treino, os benefícios das atividades não serão satisfatórios.

Por falar em alimentação, vale ressaltar que após o encerramento do treino é preciso realizar uma refeição completa para repor os nutrientes utilizados na atividade física (leia-se: carboidrato, proteína e gordura). As porções, é claro, dependem do planejamento nutricional de cada aluno, mas não devem ser exageradas, já que a digestão ocorrerá nas duas horas que antecedem o sono.

Uma dica para não encher o prato é fazer uma refeição leve no momento pré-treino. Se levar em consideração a harmonia desses fatores (sono, alimentação e sessão de treino), os resultados da malhação serão alcançados, independente do horário em que ela aconteça. 


Fonte:
IG

As imagens usadas neste blog são de acervo próprio ou do google.

9 Responses to Exercícios a noite faz mal?

  1. Olá querida, eu adoro malhar de manhã, dá disposição para o dia todo…jáa noite me deixa ligada no 220 e não consigo dormir rapido…

    Beijão querida, otimo post!

  2. Dri Viaro says:

    Vou na academia a noite, tipo 19hrs, pra mim não tem escapatoria, só posso este horario, ainda bem q não tive nenhum problema qto a isso ;)

    beijos

  3. Retribuindo a visitinha!
    Adorei o blog!

    Beijinho,
    http://belezademarina.com

  4. Gi Lizarda says:

    Oi, Vânia!

    Menina, moooorro de preguiça de malhar. Sério, não aguento! rsrsrs

    Beijocas, linda. FELIZ NATAL e um ano de novo de paz, amor, saúde e felicidade.

  5. Gente, aida bem que vcs não sofremd e insônia pós-treino.

    Gi deixa de preguiça menina!!! rsrsrs

    bjos

    Vânia

  6. crislene says:

    Vania, estou bem acima do peso mas não consigo malhar trabalho dia inteiro e faculdade a noite… o que faço?????????????????????/

  7. Oi Crislene, vc precisa parar!! Tem que ter um tempo para cuidar do corpo, da saúde. Tente usar um pouco do tempo do seu almoço para ir a academia ou caminhar num parque e também faça nos fins de semana. Pelo menos 3x por semana já seria bom para vc.

    bjos

    Vânia

  8. Mari Bergamo says:

    Olá!!!!!!! Adorei o post e o blog também.
    Adooooooro malhar e qualquer outro tipo de atividade física, me identifiquei um pouco com este post, mas infelizmente também tenho de treinar no início da noite em função dos meus horários, entretanto sou da opinião que a atividade física independente da hora é muito bem vinda.
    O que não pode é não praticar…

    Beijos…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>