Exercício para melhorar a flexibilidade




As aulas de FLEXBALL oferece aos adeptos desta modalidade, maravilhoso trabalho de equilíbrio, resistência, força e flexibilidade usando a bola, desenvolve o equilíbrio e o domínio corporal sobre a ela.

E se você diz não ter tempo de se exercitar, em apenas 15 minutos de uma a duas vezes ao dia, no mínimo 3x por semana, ajudará você a ter mais disposição no dia-a-dia e consequentemente mais qualidade de vida.

Indicação:

- Início de artrose na região da coluna (bico de papagaio);
- Tensão muscular;
- Encurtamento dos músculos posteriores da coxa e panturrilha (comum em quem fica sentado por muito tempo);
- Fibromialgia (fora das crises agudas);
- Falta de equilíbrio;
- Pessoas com dificuldade para dormir e relaxar;
- Tensão pré-menstrual;

Contra-indicação

- Hérnia de disco ou Protusão discal.

Os exercícios elaborados previnem e aliviam dores na coluna vertebral.

Materiais:
1 toalha
1 colchonete ou tapete anti-derrapante
1 overball ou bola enborrachada (pode ser encontrado em lojas de materiais esportivos ou fisioterapêuticos.

Aquecendo

1) Em pé sobre o colchonete com as pernas afastadas e paralelas, com a bola nas mãos, faça transferências da bola de uma mão para outra acima da cabeça com o olhar para frente e atrás das costas com a cabeça baixa.
Conte 10 repetições para cima e para trás. Repita 2 vezes.
Inspire profundamente no momento de transferência e expire na execução do movimento (repetir em todos os exercícios).
Mantenha o abdômen contraído a todo o momento.

2) Em pé com as pernas mais afastadas, passe a bola por baixo de uma perna e alterne com a outra.Procure manter a coluna bem alinhada. Faça 10 repetições para cada lado e repita 2 vezes.

3) Na mesma posição do exercício 1, segure a bola com as mãos e faça movimentos laterais, com as duas mãos, como se fosse entregá-la a alguém. Mantenha as pernas estabilizadas e sem movimentar os joelhos. Durante o movimento, traga a bola para o peito com os cotovelos fechados e braços flexionados a 90 graus. Olhe sempre em direção a bola. Faça 10 repetições para cada lado e repita 2 vezes.

Exercícios

1) Deitada com a bola na região glútea e a toalha enrolada na região cervical, movimente o quadril de lado para o outro, sem mexer as pernas, como se estivesse rebolando. Solte o peso do corpo sobre a bola, mantendo o abdômen contraído. Siga a respiração dita anteriormente. Faça 10 repetições para cada lado. Repita 2 vezes.

2) Deitada com a bola na região lombar e a toalha enrolada na região cervical, eleve as duas pernas e mantenha o equilíbrio por 30 segundos. Segure suavemente os joelhos. Repita 2 vezes.

3)Deitada lateralmente com a bola na cintura, mantenha o equilíbrio sobre a bola, tendo as duas mãos juntas, acima da cabeça e com o abdômen contraído. Fique na posição por 30 segundos em cada lado. Repita 2 vezes.

4)Sentada com a bola na região lombar, segure uma perna e apóie a outra flexionada sobre o colchonete. Mantenha a coluna bem alinhada e abdômen contraído. Fique na posição por 30 segundos e repita com a outra perna. Sinta o alongamento na parte posterior da coxa.

5)Deitada de barriga para baixo apóie os cotovelos no colchonete e levante, sem forçar a coluna. Ponha a bola na região do diafragma. Mantenha o olhar para frente. Fique na posição por 30 segundos e relaxe tirando a bola debaixo e deite-se sobre o colchonete por 20 segundos.

Bons treinos!

Posts Relacionados:
Ginástica facial
Os Benefícios do exercício físico na saúde mental
Cuidando do corpo na gravidez – Exercício físico

3 Responses to Exercício para melhorar a flexibilidade

  1. Dri Viaro says:

    Estou passando pra conhecer ;)
    bjs

  2. Anne costa says:

    Amore,nunca tinha visto este tipo de atividade,parece tão simples né?dá até pra fazer em casa.rsrs

    Beijos e um ótimo feriado!!!

  3. helena says:

    n aprendii nda, -O.O- + vlw

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>