Dança para Idosos




Em 2009, após uma pesquisa realizada na Universidade de Brasília – UnB em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividades Físicas para Idosos – GEPAFI, eu publiquei um artigo na Revista Argentina Efdeportes sobre os efeitos da Dança Terapêutica sobre a memória dos idosos abordando vários aspectos das atividades físicas orientadas para idosos, tais como a dança de salão terapêutica.

A dança é considerada uma atividade coadjuvante da terapêutica de várias doenças, além disso, também proporciona condicionamento físico, integração social e lazer a indivíduos idosos, com inúmeros benefícios psicológicos. As pesquisas são unânimes quanto à importância da dança de salão como exercício físico.

A prática dessa atividade física aumenta a oxigenação cerebral que contribui para melhoria das funções cognitivas, como também, diminui e/ou retarda o ritmo dos distúrbios que ocorrem nos processos cognitivos nessa etapa da vida.

O vídeo abaixo foi feito na sala de dança no Centro Olímpico da UnB.

Não deixe sua vida passar sem sentido, pratique uma atividade física regular e aumente seus anos de vida.

4 Responses to Dança para Idosos

  1. Milca says:

    aiii..quem dera se meu papai gostasse de dançar.
    Ele tem 79 anos. Garanto que seria uma boa ocupação pro dia dele.

  2. Mara says:

    É isso mesmo, minha mãe com 66 anos de idade , pratica a dança no sesc local, várias vezes por semana e ajuda muito mesmo, sem falar na auto-estima.

  3. Zenilda Borges dos Santos says:

    Boa Tarde! Por favor uma informação, minha Mãe faz tratamento do CMI/HUB/UNB, como podemos participar da aula de dança da UNB? ELA TEM 68 ANOS. Aguardo. Atenciosamente,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>