Aumenta o sedentarismo no Brasil




Menos de 15% praticam atividade física com regularidade

Não é novidade que os brasileiros estão cada vez mais sedentários. O surpreendente é o resultado de mais uma pesquisa, publicada pelo Estadão, sobre o tema.

O Ministério da Saúde divulgou que apenas 14,7% dos brasileiros praticam atividades físicas com a regularidade. A prática regular de atividades físicas é definida pela Organização Mundial da Saúde – OMS como 30 minutos diários de atividades físicas, cinco vezes por semana.

O estudo também mostra que chega a 16,4% o índice de sedentarismo no país – percentual de pessoas que não fazem nenhuma atividade física (nem mesmo durante o deslocamento para o trabalho ou na limpeza da casa).

Nos períodos de descanso, os dados indicam que é a televisão o que mais distrai o brasileiro – 25,8% dos adultos passam pelo menos três horas em frente à TV durante cinco dias da semana ou mais.

Lazer Sedentário

Para Deborah Malta, Coordenadora Geral de Doenças e agravos não transmissíveis do Ministério da Saúde, os níveis representam um alerta, sobretudo se for considerado o baixo consumo de frutas e hortaliças e a elevada ingestão de carnes gordurosas e refrigerantes.

E você? Vai ficar parado em frente a esse computador, só acumulando gordura e chamando doenças?
Movimente-se! Retorne à vida e a saúde!

15 Responses to Aumenta o sedentarismo no Brasil

  1. Xampa says:

    Belo texto. O pior que acham que sou maluco por nao comer açúcar, nao tomar refrigerante, preferir produtos integrais e comer um monte de coisa verde.

  2. andersonlf says:

    Eu confesso que sou sedentário, mas ultimamente tenho cuidado mais da minha alimentação. Não tomo mais refrigerantes (desde 14/12/2009) e nem como mais hamburgers (tipo Mc Donalds, Burguer King, Bobs, etc).

  3. Avicor says:

    Coitado desse 85% Brasileiros sedentarios , não sabem o que estão perdendo !!!

    Belo texto !! parabéns !!

    http://www.avicor.blogspot.com

  4. Milca says:

    E não é que é verdade. A televisão sempre atrapalha. O tempo que eramos pra fazer exercício físico estamos em frente a televisão.

  5. Gente, obrigada pela participação de vocês. Mas quem não cuida do corpo, cuida de doneças né!! E melhor 1 do que 0 (zero). É melhor fazer alguma atividade física, mesmo que por 30 min do que nada!

    Abraços procês

    Vânia

  6. O pessoal tem que se movimentar!!!!!!
    Ótimo post!
    Bjos e bons treinos,
    Pati

  7. O pessoal tem que se movimentar!!!!!!
    Ótimo post!
    Bjos e bons treinos,
    Pati

  8. Xampa says:

    E falo isso pra todo mundo. Não precisa correr 10/15K. Basta andar 40 minutos por dia e comer melhor.

  9. Batalhadora says:

    Oi,Vânia!Obrigada pela sua visita no meu blog, pois é infelizmente cada vez mais as pessoas estão mais sedentárias.Ainda bme uqe eu me tornei uma pessoa ativa isso melhorou e muito a mniha qualidade de vida.
    Cuide-se!
    uma ótima semana!
    Beijosss

  10. . says:

    Oi queriaa dizer que tenhu 13 anos e tenhu uma vida sedentaria demais , isso esta afetando meus estudos .. já não consigo mais estudar , me concentrar , tenhu preguiça de andar e me movimentar so tenho forças para mecher no meu notebook , passo a tarde toda sentada em frentee do pc .

  11. Oi .(ponto), que tal voc~e procurar uma atividade que você goste de fazer e sair de perto do computador? Fazer natação, jogar bola, vôley e até fazer musculação seria muito bom para você.

    bjos
    Vânia

  12. Ana says:

    tenho 13 anos e sou um pouco sedentaria e só fico no pc e nao cosigo para de comer minhas roupas estao ficando apertada e me sinto mal com o meu corpo. queria uma ajuda ja estou entrando em depressao por causa disso.

    beijos…!!

  13. Oi Ana, que tal você procurar uma atividade física que você goste de fazer e sair de perto do computador? Fazer natação, jogar bola, Piltaes ou yoga, vôley e até fazer musculação seria muito bom para você.

    bjos
    Vânia

  14. Rafa says:

    Adorei o topico, e simples e objetivo !

    Quem tem dificuldade em adotar uma refeicao mais saudavel e nao quer ir para o nutricionista para adotar um acompanhamento devido a preguica de marcar uma consulta , pode comer a comida oriental Japonesa sendo elas sushi, sashimi entre outros pratos.

    Recomendo pois sao bem leves. No comeco vai ser dificil mais depois com o tempo, toma gosto pela comida, consumindo cada vez mais pelos beneficios a nossa saude e pelo sabor.

  15. Obrigada Rafa!! ótima dica das comidas japonesas!
    bjos
    Vânia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>